Sistema De Controle De Emissões Evaporativas

Em algumas situações, notadamente quando o motor está parado e a temperatura ambiente elevada, o calor provoca a evaporação do combustível e o aumento da pressão em um tanque fechado hermeticamente.Para evitar sobrepressões ou transbordamento, um sistema específico acumula os vapores de combustível, pois é proibido liberá-los por um orifício da tampa.

Os vapores de combustível são armazenados temporariamente no canister antes de serem queimados pelo motor quando condições favoráveis se apresentam. É importante lembrar que este sistema é utilizado especificamente em motores que utilizam gasolina como combustível, inclusive os motores bi e tetra combustível.

O canister é um recipiente metálico ou plástico situado no compartilhamento do motor ou em qualquer outro ponto da carroceria.Todos os canisters estão cheios de grânulos de carvão ativado, que possui a capacidade de absorver uma grande quantidade de vapores de combustível. Há uma válvula reguladora de pressão que, inserida no ponto mais alto do tanque, permite a saída dos vapores quando a pressão ultrapassa o nível determinado.

Se a pressão cai abaixo do ponto de abertura, a válvula se fecha e armazena os vapores no tanque. Esta válvula ás vezes está combinada com válvula de retenção que previne o vazamento de combustível quando da capotagem do veículo. Os tanques com formatos irregulares têm mais de uma válvula.

Normalmente, a purga do canister é feita através da abertura de uma eletroválvula, normalmente fechada, através da modulação da largura de pulso(PWM), enviado pelo módulo de controle do motor(E.C.M) a fim de controlar com precisão o fluxo de vapor de combustível para o motor, segundo diferentes parâmetros.

Para um determinado motor, estes parâmetros são os seguintes: a temperatura do líquido de arrefecimento excede 80 graus Celsius, um prazo de três minutos passou desde a partida e a velocidade do veículo ultrapassa 24km/h. Vamos mencionar que a maioria das tampas de tanques de combustível possui uma segunda válvula, que permite aliviar a pressão se um problema afetar o sistema de controle de emissões evaporativas. 

 

Fonte: Oficina Brasil

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