Diagnóstico com Scanner vai além do uso do equipamento, é preciso saber interpretar. Parte 2

Testes com osciloscópio 

Testes de sensores de temperatura com osciloscópio são raramente feitos. A informação mostrada no scanner muitas vezes já é suficiente. 

Ecosport 1.6 flex. Falha P1432: Falha no circuito de controle do aquecedor do termostato- E falando de temperatura do sistema de arrefecimento, logicamente que não poderíamos deixar de fora o clássico DTC (Diagnostic Trouble Code) da Ecosport flex. Antes de continuar, vamos dar uma revisada sobre o funcionamento da válvula termostática(ou termostato).

A função do termostato é garantir que o fluido refrigerante aqueça mais rápido e em seguida, que seja mantido a uma temperatura constante. Sabemos que motores modernos funcionam com mais eficiência quando aquecidos e que a fase fria emite maior quantidade de poluentes na atmosfera.

Com o motor frio, o termostato controla o fluido refrigerante de tal modo que o fluxo seja bloqueado para o radiador e recircule no motor. Com determinada temperatura, o termostato aquecido pelo fluido refrigerante abre e permite quer o fluido seja direcionado ao radiador.

Isto é possível devido à atuação de cera expansiva dentro de uma cápsula que, ao variar seu volume, empurra o pistão.

Na Ecosport Flex, a cera expansiva do termostato aquece com outro agente, fora o fluido refrigerante: uma resistência elétrica do tipo PTC que é controlada pelo UCE (Unidade de Controle Eletrônico). Dessa forma, a UCE como seus mapas internos, controla o termostato de acordo com a carga aplicada ao motor, temperatura enviada pelo plug eletrônico e ajustando-o de acordo com o combustível utilizado.

Quando temos um código de falha P1432, a UCE entende que há uma interrupção neste circuito elétrico. Iremos agora fazer um estudo para determinar onde se encontra a falha neste cicuito: 

-Falha na alimentação positiva.Com o motor funcionando na marcha lenta, teremos que encontrar uma alimentação positiva no pino 02 do conector ligado ao termostato. E como deve ser realizado este teste ? Somente com multímetro ? Caneta de polaridade ? Somente com osciloscópio ? Nenhum destes.

A resistência elétrica do termostato da Ford é um atuador ,ou seja, um componente que atende os comandos elétricos da UCE. Sabemos que resistências elétricas aquecedoras têm um grande consumo de corrente. Para que o entendimento fique mais fácil ainda, faremos uma comparação com o aquecedor do chuveiro elétrico da sua casa: quando ligado, o consumo de energia aumenta, consequentemente o valos pago em reais na sua conta também aumenta. Outro detalhe é que a fiação que deve chegar ao chuveiro deve ter uma bitola correta para não esquentar, pois a corrente consumida é alta. O que queremos mostrar é que a alimentação da resistência tem que ser boa, ”forte” por assim dizer. Ligar simplismente os fios de um multímetro ou osciloscópio e medir a tensão não te darão certeza que esta alimentação está boa. Temos que por uma carga no circuito.

O mesmo raciocínio serve para medir a tensão recebida numa bomba de combustível por exemplo. No nosso caso, usamos uma lâmpada de pisca(1polo) acoplada no multímetro. Caso não tenha alimentação positiva no pino 02 do chicote, verifique os cabos, fusível, relé de potência e alimentação positiva pós-chave.

-Falha elétrica no aquecedor do termostato. Chegando a alimentação positiva no conector, o próximo passo pode ser a verificação da resistência do aquecedor. Conforme manual de serviço a resistência deve variar entre 15 Ohms a 50 Ohms.

-Teste no sinal de comando. O sinal que sai do pino 42 ds UCE ao termostato são pulsos negativos que podem ser vistos com osciloscópio. Entretanto, uma forma mais rápida de teste pode ser feita usando uma lâmpada como carga no circuito.

Usamos uma lâmpada pingo d’água conectada diretamente no chicote que vai ao aquecedor do termostato. Instalando a lâmpada e colocando o motor em funcionamento, podemos ver a lâmpada que hora pisca, hora acendo com brilho intermediário, hora acende com brilho forte. Inclusive a lâmpada serve como um emulador do aquecedor no momento de teste: apagamos a falha P142 om o scanner e com a lâmpada ligada ao chicote, a UCE não reconhece mais a falha e o sistema sai de emergência, desligando o eletro ventilador.

Outra informação importante sobre esta válvula termostática é o momento de abertura conforme o combustível utilizado. Com álcool, a válvula abre aos 100 graus Celsius e quando abastecido com gasolina, a válvula abre com 97 graus Celsius.

As informações de temperatura operacional, A/F combustível e acionamento do ventilador estão disponíveis na tela do scanner. De posse das informações o reparador deverá elaborar um plano para identificação da pane e soluciona-lá. 

Fonte: Oficina Brasil

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