O que é “ENEAGRAMA”?

Segundo alguns historiadores o Eneagrama é um símbolo universal que existe a mais de três mil anos. Ninguém pode afirmar que criou o Eneagrama, pois se trata de um assunto que vem de uma antiga tradição. Foi no início do século 20 que, na Europa, o notável pensador George Gurdjieff contextualizou esta ferramenta, cuidadosamente adaptando-a para o estudo da personalidade. Foi mais tarde, na década de 1950 que o filósofo sul americano Oscar Ichazo, sintetizou o Eneagrama de maneira claramente metodológica para o estudo da personalidade.

 

Esta é uma ferramenta eficaz, pois nos ajuda a responder as perguntas mais profundas sobre nós mesmos, como: “Por que eu sou como sou?”; “Qual é a minha maior razão para existir?” 

Pessoas acima da média fazem perguntas ainda mais específicas, como, “será que posso transformar meu ponto fraco em ponto forte?”

O eneagrama sistêmico elaborado pelo MasterMind tem como objetivo construir uma identidade de autoconhecimento do potencial humano, buscando um processo de transformação pessoal através do conhecimento dos padrões de comportamento conhecidos e estudados há milênios. 

E aqui reside a maior força e o melhor benefício deste método: o autoconhecimento, pois todos sabemos que isso resulta em um melhor desempenho na liderança. 

Deixe aqui seu comentário...