Ar-condicionado climatronic, de um barulho no painel até a troca do módulo de comando

Para o cliente é importante desfrutar de todo conforto que o veículo oferece e quando algum sistema deixa de funcionar, causa incômodo e logo procura a solução em uma oficina.
Um barulho no painel do Passat chamou a atenção do cliente e na tentativa de descobrir sua origem, tentou ligar o ar-condicionado e logo percebeu que não estava funcionando. 

Ar-condicionado climatronic, de um barulho no painel até a troca do módulo de comando

Chegando a uma oficina especializada em ar-condicionado, o cliente explicou o que estava acontecendo, o diagnóstico foi iniciado e a finalização demorou alguns dias.
A origem do barulho era o acionamento da porta de passagem do ar externo, que deveria ficar fechada quando a função recirculação era acionada e ficava abrindo e fechando sem parar.
No primeiro momento parecia fácil resolver, bastava trocar o motor de acionamento da porta de passagem do ar, mas logo verificou-se que o defeito não era o motor de acionamento.

Mais tempo de pesquisa para achar o defeito e uma suspeita de falha surgiu no módulo de comando e neste caso não tem muito que fazer, a forma mais rápida de comprovar é instalando outro. 

Ar-condicionado climatronic, de um barulho no painel até a troca do módulo de comando

É aqui que encontramos a barreira eletrônica que vai além da troca do componente, é preciso fazer a apresentação da nova peça para o sistema, através do uso de equipamento adequado que muitas vezes só a concessionária da marca consegue realizar.

Não tendo uma peça de teste, é preciso comprar uma nova e na rede autorizada VW custa R$2.700,00 reais, tem mais, para realizar a configuração do sistema com a peça nova, é preciso pagar 1 hora de mão de obra na concessionária que custa de R$250,00 a R$300,00 reais.

Lembra no início deste texto quando falamos sobre o cuidado na elaboração de um diagnóstico? Imagine passar um valor para o cliente sem considerar estas variáveis que podem acontecer e gerar um prejuízo para a oficina, caso o cliente não ter sido bem orientado sobre a real dimensão do problema do carro.

Este módulo em questão tem o código VW 5K0 907 044 BT  e é aplicado em vários carros desta marca como o Passat, Jetta e Tiguan, tem 3 conectores: A de 20 pinos, B de 16 pinos e C de 16 pinos. 

Ar-condicionado climatronic, de um barulho no painel até a troca do módulo de comando

Quando alguém fala sobre um módulo eletrônico do carro, já pensamos em um componente quadrado, blindado com uma estrutura de alumínio e que fica escondido em algum lugar do carro, até isso foi mudado.

O módulo de comando e controle do ar-condicionado de que estamos tratando fica no painel bem atrás dos botões de acionamento. Lendo o manual de reparação, tem uma orientação para não abrir o módulo, mas não resisti e abri para que esta maravilha tecnológica pudesse ser vista e admirada. 

Ar-condicionado climatronic, de um barulho no painel até a troca do módulo de comando 

De todos os componentes que compõem a placa de circuitos, o que mais chama a atenção é o processador central com suas incontáveis conexões que executa milhares de informações por segundo, tudo isso para proporcionar conforto aos usuários do carro. 

Ar-condicionado climatronic, de um barulho no painel até a troca do módulo de comando 

O interessante é descobrir a função de cada um dos conectores e seus respectivos pinos.

Ar-condicionado climatronic, de um barulho no painel até a troca do módulo de comando 

Conector A- 20 pinos

1 – Sensor foto-luz solar 2 -G134- ou Sensor foto-luz solar -G107-, sinal;
2 – Sensor de alta pressão -G65-;
3 – Sensor foto-luz solar 2 -G134- ou Sensor foto-luz solar -G107-, sinal;
5 – CAN Alto;
6 – CAN Baixo;
9 – + 5V para foto célula solar 2 -G134- ou foto célula solar -G107-;
16 – Ligação plus (15a) em veículos com aquecedor auxiliar;
17 – Sinal de aterramento (GND) para sensores;
18 – Válvula reguladora de compressor A / C -N280-;
20 – Conexão plus (15a); em veículos com aquecedor auxiliar mais conexão (30a). 

Conector B- chicote de 16 pinos

1 – + 5V para motores;
2 – Potenciômetro / atuador de porta de temperatura esquerda -G220-;
3 – Potenciômetro / atuador direitos da porta da temperatura -G221-;
4 – Sensor de posição do motor da porta do desembaçador -G135-;
5 – Sensor de posição do motor da porta central -G112-;
6 – Sensor de posição do motor da porta de recirculação -G143-;
7 – Sensor de posição do motor da porta de pressão traseira -G113-;
8 – Sensor de temperatura de ventilação do pé esquerdo -G261-;
9 – Sensor de temperatura do ventilador do pé direito -G262-;
10 – Sensor de temperatura do duto de admissão de ar fresco -G89-;
11 – Sensor de temperatura do evaporador -G308-;
14 – Potenciômetro de aterramento de sinal (GND);
15 – Sensor de temperatura do ventilador esquerdo -G150-;
16 – Sensor de temperatura do respiro direito -G151-.

Conector -C – chicote de 16 pinos

1 – Motor esquerdo da porta da temperatura -V158-, frio;
2 – Motor da porta da temperatura esquerda -V158-, morno;
3 – Motor da porta do desembaçador -V107-, fechado;
4 – Motor da porta do desembaçador -V107-, aberto;
5 – Motor de porta de ar central -V70-, ventilação do corpo superior;
6 – Motor de porta de ar central -V70-, footwell;
7 – Motor de porta de ar fresco / recirculação -V154-, motor de porta de ar fresco / recirculado de ativação;
8 – Motor de porta de ar fresco / recirculação -V154-, ar fresco de ativação;
9 – Motor de porta de pressão traseira -V71-, aberto;
10 – Motor de porta de pressão traseira -V71-, fechar;
11 – Motor direito da porta da temperatura -V159-, frio;
12 – Motor direito da porta da temperatura -V159-, morno;
15 – Soprador de ar fresco -V2- (ativação PWM);
16 – Soprador de ar fresco -V2-, sinal de mensagem de retorno.

Painel de controle 

Ar-condicionado climatronic, de um barulho no painel até a troca do módulo de comando

1.    Botão do desembaçador do para-brisas;
2.    Botão de distribuição de ar superior;
3.    Botão de distribuição de ar central;
4.    Sensor de temperatura interior;
5.    Botão de distribuição de ar inferior;
6.    Recirculando o modo de ar ou o botão do modo de ar de recirculação automática.
1.    Pressione o botão do modo de recirculação de ar para evitar a entrada de ar poluído no veículo.
2.    Pressione o botão de recirculação repetidamente para ativar o modo de recirculação automática.
7.    Botão para descongelamento da janela traseira;
8.    Controle de temperatura interior do lado direito;
9.    Botão de aquecimento do banco direito (opcional).
10.    Botão AC; 
0.    Pressione o botão AC  para ligar ou desligar o A / C.
1.    Quando a luz no botão está acesa, o compressor do ar-condicionado está ligado.
11.    Botão DUAL 
0.    Se a luz indicadora do botão acender, podem ser ajustadas temperaturas diferentes para a esquerda e para a direita.
1.    Quando o botão Dual  é pressionado (a lâmpada indicadora é desligada), a configuração de temperatura para o assento do motorista também se aplica ao banco do passageiro dianteiro.
12.    Botão de Aquecimento Imediato -E537-
NOTA: Nos veículos equipados com aquecimento auxiliar.
13.    Regulador do ventilador
0.    Mudou a velocidade do ventilador tocando.
14.    Botão A / C OFF 
0.    Ligar e desligar o Climatronic
15.    Botão AUTO 
0.    Ao premir o botão AUTO, o Climatronic mantém a temperatura interior do veículo selecionada de forma totalmente automática. Com esta configuração, a temperatura do ar de ventilação, a velocidade do soprador e a distribuição de ar são controladas automaticamente.
16.    Botão de temperatura interior
17.    Botão de aquecimento do assento (opção)

Para finalizar, lembre que na manutenção do ar-condicionado é preciso ficar atento ao óleo lubrificante adicionado no circuito do sistema.

O óleo, que está localizado no compressor do A/C antes de ligar inicialmente o sistema de ar-condicionado, é distribuído através do circuito do gás refrigerante da seguinte forma:

•    Compressor A / C aproximadamente 50%;
•    Condensador aproximadamente 10%;
•    Mangueira de sucção aproximadamente 10%;
•    Evaporador aproximadamente 20%;
•    Reservatório de fluido de aproximadamente 10%.

Fonte: Oficina Brasil. Por: Antonio Gaspar de Oliveira

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